- Ano: 2011
-
Fotografias:Alex Wyndham
Descrição
Abrigada próxima a um cânion e voltada para uma vista panorâmica do oceano, a Casa Hawk é um retiro minimalista mobiliado somente com uma cama, uma cadeira e uma mesa. No telhado forma plantadas flores silvestres e o revestimento lateral é feito de cascas de sequoia reutilizadas. Uma porta de vidro de três folhas dobráveis abre a frente da construção para a vista. As paredes laterais tornam-se asas, aumentando a ventilação e a vista. É possível assistir baleias nadando deitado na cama.
Conceito
O conceito por trás da cabana foi criar um edifício que se tornasse parte da paisagem e contribuísse para o ecossistema ao redor. A cobertura com flores e gramíneas nativas atrai polinizadores e atua como um viveiro para outras plantas. Ao longo do tempo, o vento dispersará as sementes na colina, criando um oásis de espécies locais.
Sustentabilidade
Aquecimento/resfriamento: A casa é aquecida pelo sol e resfriada pela brisa constante. Esquadrias de vidro duplo e quase 13 cm de solo na cobertura regulam a temperatura interna.
Materiais: A maioria dos materiais empregados foi reciclada de outras fontes. Portas reutilizadas foram modificadas para confeccionar a porta dobrável e as janelas vieram de um centro de materiais de construção de segunda mão. A casca de sequoia local foi aproveitada de uma madeireira da região, onde seria incinerada. Todos os materiais receberam acabamentos naturais, sem componentes orgânicos voláteis.
Energia: A cabana é completamente independente de abastecimento de eletricidade. A luz é proveniente de velas, com previsão de instalação futura de um painel solar simples e LEDs.
Ecologia: A cobertura verde pretende incrementar a relação com o ecossistema local, servindo de habitat para polinizadores e disseminando espécies nativas.